Vivemos em uma MONARQUIA ABSOLUTISTA, só você que não percebeu!

Para a infelicidade dos republicanos de plantão, a monarquia nunca caiu. Ela está, apenas, disfarçada de democracia.

Em 15 de novembro de 1889, a monarquia no Brasil foi derrubada por um golpe militar conduzido pelas elites agrárias da época. Isso foi motivado por uma série de fatores. Insatisfeitas com a política imperial, decidiram conduzir um golpe para formar sua própria república. Começou então, a Era da República da espada, conduzida principalmente por oligarcas, militares e elites sob a ideia de formar uma república com os ideais positivistas e fortemente inspirados pelo republicanismo americano.

Não à toa, uma das propostas de nova bandeira para a república brasileira era idêntica a dos Estados Unidos, sendo considerada a bandeira oficial do país durante 6 dias. Porém, foi substituída pela atual pelo Marechal Deodoro da Fonseca, amigo de Dom Pedro II, e o primeiro presidente do Brasil, que, inclusive, liderou o golpe contra a monarquia. Mas esse vídeo serve para te mostrar que embora digam que a monarquia levou um golpe, ela permanece sendo o poder predominante deste país! A casa de Bragança não comanda mais, isso é fato. Contudo, o monarquismo absolutista permanece no poder até hoje.

Para começar, comparemos algo tão criticado nos regimes monarquistas, os gastos! Todos nós já vimos imagens e ouvimos falar sobre as peças e os gastos luxuosos das realezas ao redor do mundo, indo desde a Europa até a África. Este último, inclusive, foi palco da coroação mais cara da era moderna, na República Centro Africana, com Jean Bedel Bokassa querendo imitar a antiga coroação de Napoleão. Inclusive, fizemos um vídeo aqui no canal falando sobre o tema, intitulado "O Africano que se Declarou NAPOLEÃO: o Ditador da África Central", o link está aqui na descrição.

Mas voltando ao tema. Podemos começar comparando os gastos da monarquia britânica, no qual as despesas inclusive cresceram recentemente e alcançaram os 107,5 milhões de Libras, ou 124 milhões de euros, que por sua vez dá aproximadamente 679 milhões de reais. Pode parecer muito, mas lembre que essas despesas são de abril de 2022 ao mesmo mês de 2023. Neste período está incluindo os custos de grandes eventos como o Jubileu de Platina de Elizabeth II, seu próprio funeral e a coroação de seu filho, Carlos III como rei da Inglaterra, o que obviamente aumentou muito os gastos com todas essas cerimônias.

Para uma comparação mais justa, em 2021 o custo da família real britânica foram de 102,4 milhões de libras, ou 551 milhões de reais. É óbvio que esse gasto enorme é um absurdo, principalmente se pensarmos que isso tudo vem dos cofres públicos e é um investimento para o luxo de uma única família. Mas por incrível que pareça, a monarquia real britânica consegue se sustentar e até às vezes dar lucro ao país! Para você ter uma ideia, o casamento real do Príncipe William em 2011 teve uma estimativa de movimentar mais de 500 milhões de reais, tanto com direito de imagens, quanto com venda de lembrancinhas, além é claro do turismo em alta, por conta desse evento.

O seu irmão, Príncipe Harry, também fez um impacto semelhante em seu casamento em 2018 com a atriz norte-americana Meghan Markle. O casamento movimentou cerca de 164 milhões de reais, que, embora foi menor, é o equivalente a 40% do valor gasto no casamento do Príncipe William em 2011. Isso sem nem contarmos com a posição e admiração social que membros da realeza possuem, como, por exemplo, o neto de Elizabeth e futuro herdeiro do trono, Príncipe William. Por ser bastante popular é estimado que suas vestimentas e gostos pessoais influenciem a população geral, movimentando quase 500 milhões de dólares.

E mais assustador ainda, são os números de seu filho, Príncipe George, o qual influencia muito a moda infantil em todo o Reino Unido, conseguindo dobrar os números de seu pai quando já tinha menos de 5 anos, alcançando até hoje 2,2 bilhões de libras em patrimônio líquido. Para você ter uma ideia, em um dos eventos no qual o jovem compareceu quando tinha 5 anos, usou uma roupa que em menos de uma semana se tornou a mais procurada na Grã-Bretanha. Outro caso foi em uma entrevista na qual ele afirmou gostar de comer lentilhas na escola. No dia seguinte, houve uma falta nos estoques das lojas de tantas pessoas que queriam comprar lentilhas no Reino Unido.

E além de tudo isso, ele foi superado mais tarde por sua própria irmã mais nova, a princesa Charlotte. A menina de 8 anos também fica à frente do irmão caçula, Louis, de 3. De acordo com um estudo, a criança soma um patrimônio líquido de 3,6 bilhões de libras, o equivalente a R$ 27,3 bilhões. Mas isso tudo é apenas sobre a monarquia britânica, no qual a realeza serve muito mais como algo turístico e parte cultural do país. Afina, o monarca não pode sequer entrar no parlamento de seu próprio país sem a permissão dos seus membros.

Caso você queira ver sobre o impacto do estilo monárquico na Grã-Bretanha, recomendo que assista outro vídeo desse canal, intitulado de "A INFLUÊNCIA da MONARQUIA britânica no MERCADO e SOCIEDADE", o link também está aqui na descrição. Agora, que tal começarmos a comparar com nossa república de Banânia que vivemos, com está familia renomada? E nada mais justo do que começar citando o equivalente a um rei na república, o presidente. No ano passado, o nosso tão amado Molusco e sua amante da cadeia, Janja, afirmaram que o palácio da Alvorada foi depredado por Bolsonaro, com muitas partes estando desgastadas e quebradas. Inclusive, com falta de móveis, com acusações de roubo.

Com isso, Janja escolheu um sofá reclinável para a Alvorada, que custou a bagatela de 65 mil reais, junto da colocação de “um piso mais confortável e macio” por 156 mil reais, que nem sequer foi para a Alvorada, mas para uma casa de campo do casal. Uma piada de mal gosto completa! Temos que lembrar também que até a suposta desculpa de que os móveis originais haviam sido desaparecidos era mentira, pois foram encontrados exatamente no depósito aonde a ex-primeira dama, Michele Bolsonaro, afirmou estarem.

Também não podemos esquecer da cama modesta, que custou apenas 42 mil reais dos cofres públicos. Quem nunca comprou uma dessas não é? Vale até citar a troca que o Lula queria fazer do avião presidencial, o qual foi comprado em seu primeiro mandato por mais de 56 milhões de dólares na época, que seria substituído agora por um Airbus A319-ACJ. A Força Aérea Brasileira entregou, então, um relatório ao Palácio do Planalto, no qual a opção mais barata poderia custar quase 400 milhões de reais, quase o equivalente ao gasto anual da família real britânica!

E isso tudo que estamos falando é apenas dos gastos da presidência. Sabemos dos gastos exorbitantes que os deputados tem para os cofres públicos, cheios de auxílios e privilégios bens pagos pelo estado. Ah, e detalhe. São eles que votam para aumentar seus próprios salários. O STF que atualmente ocupa um poder absolutista interpretando a constituição como bem entender, também não escapa disso. Em 2019, eles gastaram cerca de 1,2 milhões em medalhões de lagostas e vinhos para jantares caros, com os números dos anos posteriores não sendo noticiados. Por que será, não é mesmo?

Além de seus gastos exorbitantes, eles abusam do poder como bem entenderem, afinal, aqui no Brasil ninguém conseguiu enfrentar com sucesso as “autoridades supremas” e quase divinas. Contudo, temos Elon Musk, que questionou a censura aplicada por Moraes em muitos brasileiros, com a mídia inteira trabalhando para passar um pano imediato para situação, acusando o bilionário de “ataque à soberania” tal como um ataque a um rei era considerado um ataque contra seu reino ou império. Esses “democratas” que regem nossa república de banana tem o poder e gastos tão exorbitantes quanto os de um monarca absolutista, morando até em seus próprios palácios.

É irônico que até mesmo um dos herdeiros da família real brasileira, o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança, defende muito mais ideias liberais e de um estado menor do que a maioria dos que dizem defender a democracia e liberdade ao povo. O Brasil e tantas outras repúblicas corruptas na América Latina e no resto do mundo mostram que o verdadeiro problema dos gastos enormes não é sobre se o país é uma monarquia ou uma república, mas de que isso é algo inerente ao estado.

Entram e saem vários partidos e políticos do poder, mas todos sempre mantém sua sede de controlar e sugar mais da sociedade, seja por puro egoísmo de querer coisas luxuosas as custas dos outros, seja por achar que sabe o que é melhor para a sociedade. Contudo, o resultado é inevitável, e, portanto, já sabido. Podem existir alguns estados menos autoritários do que outros, mas o absolutismo sempre permanecerá enquanto o aparato estatal existir em nossa sociedade. Por isso, que nós, libertários dizemos que não há como haver liberdade, sem que haja o fim do estado.

Referências:

https://www.seudinheiro.com/2023/politica/governo-gasta-r-268-milhoes-em-reformas-incluindo-tapete-de-r-114-mil-e-sofa-de-r-65-mil-para-lula-e-janja-lvit/#:~:text=Um%20sofá%20escolhido%20por%20Janja,mil%20para%20os%20cofres%20públicos.
https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/09/11/interna_politica,1560102/lula-e-janja-querem-novo-aviao-que-pode-custar-ate-r-400-milhoes.shtml
https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/filha-de-kate-e-a-princesa-mais-rica-do-mundo-saiba-valor-da-fortuna
https://revistamonet.globo.com/noticias/noticia/2024/01/rei-charles-deixa-joias-de-lado-e-deve-conceder-poder-real-bilionario-a-kate-middleton-como-presente-de-aniversario-diz-colunista.ghtml
https://www.dn.pt/pessoas/casamento-real-arrecadou-mais-de-um-milhao-de-euros-1886931.html/
https://g1.globo.com/casamento-do-principe-william/noticia/2011/04/so-em-suvenires-casamento-real-deve-movimentar-r-500-milhoes.html
https://www.poder360.com.br/economia/casamento-real-movimentara-pelo-menos-r-164-milhoes-no-reino-unido/

"O Africano que se Declarou NAPOLEÃO: o Ditador da África Central"
https://www.youtube.com/watch?v=nqVHvDmyYS8&t=352s

"A INFLUÊNCIA da MONARQUIA britânica no MERCADO e SOCIEDADE"
https://www.youtube.com/watch?v=nvjpLhkSKGE&t=550s